Nos Estados Unidos, o estúdio japonês processou fãs que baixaram, via torrent, o episódio 515, transmitido no Japão em 18 de setembro do ano passado. Totalizando a incrível marca de 869 réus por formação de quadrilha, o processo foi aberto no Distrito de Colúmbia, onde boa parte dos IPs ficaria. O detalhe bizarro é que nenhuma pessoa física foi identificada, mas sim apenas os IPs dos acusados.
Não fosse apenas isso, a Toei também pede na ação que ‘sejam destruídas todas as cópias [...] que os réus tenham baixado para qualquer disco rígido ou servidor sem autorização do queixoso, e sejam destruídas todas as cópias destes [episódios] transferidas para qualquer mídia física ou dispositivo em sua posse, guarda ou controle”.
No entanto, o estúdio pode não se dar bem nessa por causa de um precedente. Há exatamente um ano, em 10 de fevereiro, a FUNimation, viu-se obrigada a retirar 1.336 “IPs réus” dentre 1.337 em processo similar, que os acusava com o mesmo argumento: “participar coletivamente, via internet, da reprodução e distribuição ilegal” — isto é, compartilhar por torrent — um episódio de One Piece. O juiz entendeu que cada um deles agiu individualmente, não constituindo assim uma quadrilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente você também!!!